Pular para o conteúdo
BocainaInforma — página inicialNotícias de Bocaina e região
Abrir menu
Guia de Bocaina

Quem foi Ruytemberg Rocha, o cadete de Bocaina morto na Revolução de 1932

Nascido em 1908, ele morreu em Buri em julho de 1932; hoje dá nome ao batalhão da PM de Jaú e a um pavilhão em frente à Câmara

Por

Publicado em 2 min de leitura

Monumento militar em praça
Imagem ilustrativa — Monumento militar em praça. Foto: Jay Brand/Pexels

Ruytemberg Rocha nasceu em São João da Bocaina, o antigo nome de Bocaina, em 19 de janeiro de 1908, filho de Ozório Rocha e Julieta Simões Rocha. Morreu em combate na Revolução Constitucionalista de 1932 e se tornou um dos nomes mais lembrados da história da cidade. O relato está na seção de personalidades da página de turismo da Prefeitura.

De cadete a tenente

Em 1931, Ruytemberg entrou no Curso de Formação de Oficiais da Força Pública do Estado de São Paulo, no antigo Centro de Instrução Militar, hoje Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Estava no segundo ano do curso quando a revolução começou, em julho de 1932.

Foi enviado com outros oficiais para o Batalhão Marcílio Franco, na Frente Sul, na divisa entre São Paulo e Paraná, na região de Itararé. Sem uma linha de defesa organizada, as tropas paulistas recuaram até Buri, onde improvisaram trincheiras.

A morte em Buri

Na madrugada de 27 de julho de 1932, numa trincheira nos arredores do cemitério de Buri, o então tenente Ruytemberg Rocha foi atingido por um disparo na cabeça enquanto comandava seu pelotão. O combate daquele dia durou dezessete horas e marcou a estreia do Trem Blindado nº 1. Ele foi sepultado em Buri com honras militares.

As homenagens

  • o 27º Batalhão de Polícia Militar do Interior, em Jaú, leva o nome Tenente PM Ruytemberg Rocha, pela Lei Estadual 16.951/19, porque Bocaina fica na área do batalhão;
  • a Academia do Barro Branco criou o Colar Cadete PM Ruytemberg Rocha, usado em condecorações;
  • em Buri, um monumento com seu nome foi inaugurado em 9 de julho de 2012;
  • na capital paulista, há a Rua Cadete Ruytemberg Rocha, no Parque Mandaqui.

O Pavilhão de Honra

Em Bocaina, um Pavilhão de Honra foi erguido em 2006 em frente ao prédio da Câmara Municipal. Todo 9 de julho, data da revolução, uma coroa de flores é colocada no local em homenagem a ele e aos demais combatentes.

Leia também: Como Bocaina surgiu: do Arraial de São João ao município, em cinco datas; Igreja Matriz de Bocaina guarda 13 telas de Benedito Calixto desde o início do século 20; Estação Ferroviária de Bocaina: da Maria-Fumaça de 1910 à restauração de 2009.

Fonte: Prefeitura de Bocaina — Diretoria de Turismo (Personalidades) — ver publicação original.

Texto produzido com auxílio de inteligência artificial a partir de informações oficiais. Saiba como trabalhamos.

Encontrou um erro? Avise a redação.

Leia também