A imagem registrada por um morador de Jaú mostra o fenômeno conhecido como “down buster” ou simplesmente “microexplosão”

Um morador de Jaú registrou a  imagem da chuva caindo sobre um região da cidade na tarde desta sexta-feira (11). O fenômeno conhecido como “down buster” ou  microexplosao.

Fenômeno foi registrado em Jaú/Foto Zulu Sandrão

Segundo o meteorologista José Carlos Figueiredo, Unesp Bauru, o fenômeno meteorológico caracterizado por correntes de ar descendentes a partir de uma nuvem que, ao tocar a superfície (solo), espalha-se horizontalmente como uma explosão com ventos radiais.

A corrente de ar se desloca da base da nuvem e cai em linha reta, em direção ao solo, sob a forma de um “corredor ou coluna de vento“, em grande velocidade, irradiando para os lados ao tocar o solo.

A micro explosão pode ser úmida (associada à chuva) ou seca, quando só há a corrente de ventos (rajadas de ventos).

Previsão do Tempo

Entre este sábado (12) e terça-feira (15) o Tempo fica estável durante o período da manhã em grande parte do estado de São Paulo, com céu com poucas nuvens e sem chuva. A partir do período da tarde, ocorrerá gradativo aumento de nebulosidade, associado ao aquecimento diurno, com previsão de chuvas e trovoadas isoladas. As temperaturas seguem elevadas.

 

 

Curta e Compartilhe: