Membros do grupo já eram investigados após denuncia anônima feita em 2013, informações foram repassadas à Polícia Federal em Bauru

Wagão

Pelo menos três dos réus, acusados de co-autoria no homicídio do policial federal  Fábio Ricardo Paiva Luciano e tentativa de homicídio do agente Vladimir Rodrigues eram investigados pela Polícia Federal em Campinas. Marcos da Silva Soares, Adriano Martins Castro, Maicon de Oliveira Rocha eram investigados por participarem de um grupo que era contratado para dar apoio em ações da quadrilha. O julgamento dos acusados teve início nesta segunda-feira (12) e deve se estender até a próxima quinta-feira (15).

A Polícia Federal teria chegado aos três após uma denúncia  anônima em fevereiro de 2013. As informações teriam sido repassadas a Polícia Federal em Bauru após o início das investigações.

Ênio Bianospino deu detalhes da “Operação Paiva Luz”-Foto Bocaina Informa

O delegado da Polícia Federal de Bauru,  Ênio Bianospino, disse em seu depoimento nesta segunda-feira (12), que durante as investigações foram periciados cerca de 11 aparelhos celulares, apreendidos durante a operação, e que, através do cruzamento de dados telefônicos foi possível confirmar a ligação e a participação de pelo menos três dos réus no local do confronto. Durante as investigações foram cumpridos 16 mandados de prisão.

Ainda de acordo com Bianospino, não foi possível localizar a droga, que segundo ele, não teria sido queimada com a queda do avião. Bianospino disse que as escutas telefônicas, feitas posteriormente indicam que os criminosos tenham conseguidos descarregar a droga. A perícia ainda teria apurado que a aeronave estava preparada para realizar o transporte da droga e seria inclusive abastecida em pleno voo.

O Julgamento

A sessão foi iniciada ontem (12), às 8h30, com a chegada dos acusados ao Fórum Estadual em Jaú. O primeiro dia de julgamento foi encerrado às 0h00, apósm ais de 13 horas de trabalhos. Até o momento já foram ouvidas sete testemunhas de acusação (as testemunhas de defesa foram dispensadas) e a vítima Vladimir Rodrigues (policial federal). A sessão foi retomada hoje (13) às 9 horas com a oitiva dos sete peritos criminais.

Os próximos passos são: leitura das peças processuais, interrogatório do réu , debates, leitura dos quesitos, reunião do Júri em sala secreta  e leitura da sentença. A previsão é de que o encerramento ocorra entre à noite de hoje e amanhã (14).

Entenda o Caso

O bando criminoso foi preso em setembro de 2013, durante operação na zona rural de Bocaina contra o tráfico de drogas internacional. Na ocasião, houve troca de tiros e uma aeronave utilizada pelos bandidos foi derrubada com cerca de 500 quilos de cocaína, oriunda do Paraguai.

Durante a operação o policial federal Fábio Ricardo Paiva Luciano foi baleado e morreu. O crime também culminou com a tentativa de homicídio contra outro agente, Vladimir Rodrigues. Cinco pessoas foram presas durante a operação.

*Matéria atualizada às 11h44 para acréscimo de informações da Justiça Federal

*Reportagem/ Antônio Carlos

Curta e Compartilhe: