Limites e Ética: Responsabilidade e total consciência da própria missão profissional! Ou seja, mais eco, menos ego. Visão colaborativa e reflexiva.

Muitas vezes, sentimos perdidos em nossa carreira, empreendimento, temos dúvidas se estamos no caminho certo; não sabemos planejar; ou, até mesmo caminhamos na direção do sonho, mas por algum motivo paramos, e não chutamos a bola para o gol.

Mesmo pessoas mais maduras, com experiência profissional de muitos anos ou grandes realizações pessoais, podem se sentir em algum momento da vida sem motivação para lutar, sem um propósito para se dedicar. Isso acontece, provavelmente, pelas cobranças do mundo moderno, que nos exige mais esforço e resiliência para conquistarmos a felicidade em várias áreas da vida. A diversidade de oportunidades também pode ser um fator que deixa as pessoas confusas em relação ao quê fazer nas suas vidas pessoais ou profissionais.

A Coach Ana Maria T.I. Prado passou por essa situação e apesar de ter conquistado muitas coisas, estudado muito. Num determinada momento da vida, percebeu que estava no piloto automático. “Participei de um Seminário de Coaching de Alta Performance, através de uma ferramenta pude perceber que não tinha sonhos, eu não tinha um propósito. Confesso, que foi assustador” conta. Em seguida Ana fez o processo de Coaching Individual e uma formação Profissional de Coach, pela WCOACH, e foi através deles que identificou a sua missão, que é ajudar pessoas a encontrarem o seu caminho e a conquistar a realização pessoal e profissional.

Hoje,  Ana dedica a maior parte do seu tempo aplicando processos de Coaching de Alta Performance e Propósito de Vida Individual, em Grupo, além de ministrar palestras e workshops, sobre como traçar objetivos, como melhorar a performance.

O coaching de propósito de vida para empreendedores tem por objetivo resolver essas questões e ajudar o coachee a conhecer as suas habilidades e a encontrar uma missão a seguir, que o impulsione a agir e torne a sua vida mais plena. O Coaching é a mais moderna metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade. “É um processo que permite o autoconhecimento, leva a pessoa a conhecer melhor suas forças e a tirar proveito delas em prol de seus sonhos, fazendo também com que reaja de forma positiva e proativa às mudanças”,  diz.

Durante o processo de Coaching, identifica-se o ponto da vida em que o Coachee (Cliente) está (estado atual), e a partir desse entendimento, é traçado um planejamento, utilizando-se de ferramentas comprovadas cientificamente, para se alcançar metas e objetivos. O processo acontece em 10 sessões previamente combinadas, onde é determinado um objetivo claro a ser alcançado, além do comprometimento e responsabilidade no decorrer do processo.

Ana alerta para os cuidados que o Coachee deve ter em relação ao processo de coaching  que não é um tratamento. “O Coach não lida com patologias, ou seja, depressão, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico, traumas, etc. Nesses casos, através de uma conduta ética e responsável, o Coach (profissional) orienta o cliente a procurar profissionais especializados, como: psicólogos e psiquiatras”, afirma.

Faz-se de extrema importância respeitar estes espaços e conhecimentos. Um bom coach sabe muito bem quando atender ou não um cliente. Quando indicá-lo para um psicólogo ao invés irresponsavelmente aplicar técnicas e ferramentas que nada poderão fazer para ajudar.

Como lidamos com vidas, é fundamental que aja responsabilidade, respeito e ética. O código de ética e privacidade preserva a confiabilidade, transparência, aceitação, congruência, e considera que todas as partes, mutuamente são responsáveis para defender os seguintes valores: integridade, excelência, colaboração e respeito.

“Quando a pessoa identifica nitidamente quais são os seus pontos fortes e fracos, ele percebe as situações onde se aplicam, e se permite correr riscos calculados na busca do seu objetivo, lida com os desafios de maneira prática, consciente e confiante”, conclui.

Ana Prado Coach
Coaching de Alta Performance e Propósito de Vida
http://www.anapradocoach.com.br
https://www.facebook.com/anapradocoach
@anapradocoach

Curta e Compartilhe: