Cerimônia de entrega dos certificados deve acontecer em 2019, 904 alunos de Bocaina participaram da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas.

Bora Lá

Três alunos de escolas da Rede Estadual de Ensino de Bocaina receberam Certificados de Menção Honrosa na 14ª OBMEP (Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2018.  Os resultados foram publicados no portal oficial da competição. A maior competição estudantil do país contou com 18,2 milhões de participantes de 54.498 instituições de ensino, entre públicas e privadas.

Cerca de 234 estudantes da Escola Nelly Colleone Ravagnolli e 670 alunos da escola Capitão Henrique Montenegro participaram da competição. Na primeira fase da competição, realizada em junho as duas escolas conseguiram classificações para participação na segunda fase da competição que aconteceu em setembro.

Matheus Henrique de Araújo, aluno da Escola Estadual Nelly Colleone Ravagnolli, Gustavo Alves e Luiz Gustavo Anésio, alunos da escola Capitão Henrique Montenegro, devem receber os certificados. Os certificados deverão ser entregues em uma cerimônia em 2019 em datas ainda serão definidas.

As medalhas de Ouro devem ser entregues em uma cerimônia no Rio de Janeiro também com data a ser definida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Serão ao todo 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze e 40,9 mil menções honrosas. Para os alunos de colégios particulares – que participam desde 2017 -, serão entregues 75 medalhas de ouro, 225 de prata, 675 de bronze e 5,7 mil menções honrosas. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

A 14ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (54.498), de 99,4% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 952.839 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 906.688 mil de escolas públicas e 46.151 mil de particulares.

Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da OBMEP serão realizadas em 2019, em data a ser definida.

Sobre a OBMEP

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

 

Curta e Compartilhe: